Qual a importância da Vacinação anti-rábica?

Sabemos que a melhor forma de evitar milhares de doenças, sempre é a prevenção, seja vacinando nossos filhos, cuidando bem da nossa saúde, e a anos sabemos que as vezes temos aquelas mancadinhas.......Sim, nem sempre fazemos tudo ao pé da letra né????

Desde que me lembro, minha mãe sempre dizia para tomar cuidado com essa tal raiva que é uma Zoonoses. Mas você sabe o que é Raiva?

Raiva pode ser um sentimento aguçado, ou uma zoonoses viral, letal como uma encefalite progressiva aguda e letal, e existem dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano, quanto à fonte de infecção.

Como Seu animal pode contrair Raiva?

O vírus é transmitido por mordidas ou arranhadura de mamíferos contaminados. Na maioria dos casos, a transmissão ocorre através de cães ou morcegos. E você sabia que se você tiver apenas um machucado em sua pele e um cão contaminado lamber você também pode contrair a raiva?

Quais os principais sintomas?

  • Salivação excessiva

  • Convulsão e Espasmos musculares

  • Sensibilidade exagerada no local da mordida

  • Excitabilidade, ansiedade

  • Perda de força muscular

  • Febre

  • Entorpecimento e formigamento

Tempo de encubação em cães é relativo, nos livros veterinários relatam o período de 10 dias a 2 meses.

Como prevenir?

É muito simples, apenas vacine seu animal! Tenha sempre sua carteirinha de vacinação em dia, sempre reserve um dinheiro para manter a saúde do seu pet em dia, e consequentemente a sua família estará segura dessa terrível enfermidade, e sempre fique de olho, por onde seu animalzinho anda, e leve - o sempre ao veterinário.

Ainda ficou em dúvida? Segue abaixo o site da Merial, algumas perguntas e resposta:

http://www.merial.com.br/donos_caes/faq/Pages/faq_vacinacao.aspx

Alguma sugestão?? Deixe seu comentário......... Até semana que vem.......